Pular para o conteúdo principal

Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Maria Eduarda,


As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas ocorrem todos os anos desde 2005, onde teve sua primeira edição. Ela estimula o estudo da Matemática pelos alunos e professores no ensino público, visando a excelência como o maior valor.

Ela se torna a maior Olimpíada de Matemática do mundo pelos seus sucessivos recordes de participação e pelos seus prêmios disponíveis para medalhistas (de ouro, prata e bronze) e aos que ganham Menção Honrosa, onde concorrem a bolsas de Iniciação Científica e preparações para competições de nível internacional.

Esse ano ela aconteceu no dia 08/06 (terça-feira) para todas as escolas da rede pública de educação, onde todos os alunos a partir da 5ª série tiveram que faze-la. A prova é obrigatória para todos os alunos, onde os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos mesmos e verem o quanto são capazes. A divulgação das questões, dos gabaritos e dos classificados para a segunda ou terceira fase aparecem no site da olimpíada (www.obmep.org.br), lá também pode-se encontrar várias informações sobre as olimpíadas desde 2005, falando sobre tudo detalhadamente.

A OBMEP, assim como as outras olimpíadas de matemática, visam entreter e educar os alunos com interesses em matemática, gratificando-os pelos seus bons rendimentos.

É isso aí pessoal, quem tiver interesses em participar, converse com seus professores de matemática. As olimpíadas são muito interessantes, e vale a pena participar.

Valeu gente!

Créditos da imagem:
http://jeehzheng.blogspot.com/2009/06/olimpiada-brasileira-de-matematica.html, acessado em 27/06/2010.

Comentários