Pular para o conteúdo principal

MST - Em busca de um país mais justo!

Por Ana Luiza.

Bom Dia!

Para quem não sabe, este ano nós alunos da 8ª série, vamos estar bastante envolvidos com este tema, que é o MST (movimento dos trabalhadores rurais sem terra), já que iremos visitar um assentamento em Fraiburgo (SC). Nossa saída será em maio, mas, desde já estamos nos envolvendo em projetos de pesquisa que serão muito úteis mais para frente.

Bom para começar, o MST é um grupo formado há 26 anos, e que busca por três principais objetivos: a luta por terras, a luta pela reforma agrária, e luta por uma sociedade mais justa e fraterna. Mas, todas estas lutas, não seriam necessárias se tivessemos um Brasil mais justo, uma distribuição de terras mais igualitária, onde todos pudessem produzir de acordo com sua necessidade; porém todos nós sabemos que nada disso acontece, a desigualdade é um problema que não foi resolvido ainda, e admiro muito a iniciativa do MST, por lutar pelos seus direitos!



Existe um outro fato que é bastante complicado: a ocupação de terras do MST, isso porque existem ainda muitas pessoas que acham que eles fazem uma “invasão” de terras, mas não é. O que leva as pessoas a pensarem isto? Falta de informação? Também! Mas vale lembrar que não é só questão de falta de informação, pois muitas pessoas são informadas, mas de forma errada, e quem está por trás disso tudo é a mídia, que passa uma imagem muitas vezes equivocada, fazendo as pessoas interpretarem de forma errada as lutas do MST.


Ainda há muito o que aprender sobre o MST, mas acho que esta pesquisa está abrindo novos caminhos, para que possamos entender melhor tudo o que se passa, e poder ver toda esta situação com outros olhos.
Obrigada,




Comentários