Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

Substituta do Livro ?

E quipe de criação A cada dia a nossa sociedade utiliza menos livros e mais internet como fontes de consulta. Pesquisamos sobre essa substituição para saber se essa “troca” significa benefícios ou não. Sabemos que a internet é um meio mais rápido e de fácil encontro às informações desejadas, mas isso pode fazer com que a gente se acostume a ter tudo “mastigado”. Muitas vezes, quando não entendemos um texto da internet pulamos logo para outro, algo que não dá para fazer com os livros, porque estes não oferecem links de busca, nos fazendo “quebrar a cabeça” para entender o que está sendo proposto. Segundo a autora Maria Helena Villas Boas Concone, a troca do livro pela internet, é també m a substituição do conhecimento pela informação direta e superficial. Nada pode substituir a pesquisa que fazemos para aprender com o livro. Por falar em... A feira de rua do livro em Florianópolis, começa no dia 2 de maio e vai até o dia 12, no Largo da Alfândega. O dia do livro já passou, foi dia 23

Código Ambiental de SC

Para quem não sabe está havendo uma grande polêmica sobre a Lei que cria o Código Ambiental Catarinense. O ponto mais polêmico é sobre a diminuição da distância entre as residências e os rios e nascentes. A Lei Federal define 30 metros de preservação entre as casas e as margens de um rio, mas Santa Catarina quer abrir uma exceção para reduzir para 5 a 10 metros, dependendo do tamanho da propriedade. Muitos acham um absurdo, pois estariam desrespeitando a preservação da natureza. Ano passado já tivemos um exemplo, que por causa do desmatamento as chuvas nos trouxeram vários transtornos. A Lei Federal tem mais força que a de um Estado, e todos têm a obrigação de respeitá-la. Segundo o ministro do meio ambiente, quem não respeitar a Lei Federal será multado pelo IBAMA. E você o que acha de tudo isso?

Memória do Contestado

Monumento em memória da Guerra do Contestado - Irani, SC. Cemitério do Contestado: o sofrimento de um povo hoje é explorado como ponto turístico. Neste mapa é possível ter uma boa dimensão da região onde ocorreu a Guerra do Contestado.

Ugah Ugah – 19 de Abril - Dia do Índio

Equipe de criação Para os leitores se situarem um pouco mais sobre o assunto, no Brasil o dia do índio foi criado pelo presidente Getulio Vargas em 1943. A data foi escolhida porque, no ano de 1940 várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon, homem de origem indígena que após toda uma carreira militar se tornou um grande colaborador de Getulio Vargas e defensor da causa indígena apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril (bibliografia: Wikipédia, a enciclopédia livre e Sua Pesquisa.
Placas Tectônicas Prof. José Carlos Olá estudantes da 8ª A, Para Fixarmos um pouco mais o conteúdo sobre deriva continental e a teoria da tectônica de placas, selecionei um material visual muito interessante. Observem atentamente e façam as devidas relações com o que estudamos. Abraços. http://emvc.geol.ucsb.edu/animations/flash/pangea.swf e
Placas Tectônicas Prof. José Carlos Olá estudantes da 8ª B, Para Fixarmos um pouco mais o conteúdo sobre deriva continental e a teoria da tectônica de placas, selecionei um material visual muito interessante. Observem atentamente e façam as devidas relações com o que estudamos. Abraços. http://emvc.geol.ucsb.edu/animations/flash/pangea.swf e
Placas Tectônicas Prof. José Carlos Olá estudantes da 8ªC, Para Fixarmos um pouco mais o conteúdo sobre deriva continental e a teoria da tectônica de placas, selecionei um material visual muito interessante. Observem atentamente e façam as devidas relações com o que estudamos. Abraços. http://emvc.geol.ucsb.edu/animations/flash/pangea.swf e

CUIDAR DA ÁGUA, ENQUANTO TEMOS TEMPO...

Para nossa sobrevivência, precisamos cuidar desse líquido vital e precioso, pois com as indústrias, lixos, desperdícios, e a ignorância das pessoas que não "abrem os olhos", jogamos fora nossa água, podendo um dia, as gerações futuras ficarem sem ela. Se cada um tivesse um pouco de consciência com esse gasto excessivo e sem necessidade, poderíamos estar ajudando a nós, o resto da sociedade, e a natureza. Com tantos avisos não damos importância, mas a situação pode se agravar, como mostra o vídeo “ carta 2070 consumo consciente por um planeta azul”. Isso ainda não foi abordado em nossas aulas, mas é uma das coisas mais importantes em nossa vida, somos totalmente dependentes da água. O dia mundial da água aconteceu no dia 22 de março. Desejamos uma ótima semana a todos, de Clarissa Haase, Alhissa Duarte, Kamilla Kons, Karina Martins, Rafael Souza, Bárbara Freitas, Igor Cruz e Karyne Silva.

Charges sobre mudanças ortográficas

É engraçado, mas é sério! Equipe de criação
Resposta sobre a participação nas viagens de estudos - 2009 Coordenação Estudantes e familiares, Lembramos que estamos aguardando até o dia 06/04 , a resposta sobre a participação nas viagens programadas para o ano. Grande abraço a todos.
Resposta sobre a participação nas viagens de estudos - 2009 Coordenação Estudantes e familiares, Lembramos que estamos aguardando até o dia 06/04, a resposta sobre a participação nas viagens programadas para o ano. Grande abraço a todos.
Resposta sobre a participação nas viagens de estudos - 2009 Coordenação Estudantes e familiares, Lembramos que estamos aguardando até o dia 06/04 , a resposta sobre a participação nas viagens programadas para o ano. Grande abraço a todos.