Pular para o conteúdo principal

Cidade do México

por Thomas

A América do Norte, formada por Canadá, Estados Unidos e México, possui muitas cidades populosas e dotadas de amplas redes de serviços, porém com graves problemas sociais.
Se você acha que a cidade mais populosa da América do Norte é Nova York ou Los Angeles, nos EUA, ou ainda Toronto, no Canadá, você se enganou.


Construída sobre um lago, cercada de vulcões e assolada por terremotos, é a capital do México, Cidade do México, que tem maior número de habitantes na América.
A Cidade do México é um grande centro urbano, com edificações modernas, muita poluição e trânsito dos mais dos mais complicados. Ela é também um importante centro financeiro e de negócios, que recebe forte influência dos Estados Unidos.


A população mexicana, com cerca de 100 milhões de habitantes, é predominantemente formada pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
No território de 1.967.183 km ², os mexicanos encontram-se distribuídos de forma irregular: cerca de 75% deles vivem no Planalto do México , que apresenta solos férteis de origem vulcânicas e climas que favorecem a ocupação humana.


Nesse Planalto, está localizada a Cidade do México, capital do país e principal cidade de uma das mais populosas regiões metropolitanas do mundo, com aproximadamente 20 milhões de habitantes.


Fontes: Livro Didático, Projeto Araribá (Geografia 7ª série).

Comentários