Pular para o conteúdo principal

ANNE FRANK: DIÁRIO DE UMA GUERRA

Por Otto Henrique Thiel

Anne Frank foi uma adolescente judia que nasceu no ano de 1929 em Frankfurt am Main, na Alemanha e que morreu aos 15 anos em um campo de concentração. Durante a II Guerra Mundial, ela, sua família e mais quatro amigos viveram 25 meses escondidos em um anexo de quartos em cima do escritório onde seu pai trabalhava (denominado Anexo Secreto) em Amsterdã, Holanda, fugindo de Hittler e seus soldados.





Escreveu, durante estes 25 meses, um diário que ganhou de aniversário e que o denominou Kitty. Kitty tornou-se sua melhor amiga, onde contava seus medos e angústias, o que pensava e fazia.




Descobertos pelos nazistas, os habitantes do Anexo Secreto foram deportados, separados e levados aos campos de concentração. Anne deixou seu diário no esconderijo, onde escreveu, pela última vez, três dias antes de serem descobertos. Anne Frank morreu duas semanas antes do campo de concentração ser liberado.




Otto Frank, seu pai, foi o único da família que sobreviveu à II Guerra Mundial. Publicou o diário de sua filha em 1947 e hoje é um dos livros mais lidos do mundo, traduzido em 68 idiomas. O esconderijo denominado Anexo Secreto em Amsterdã é hoje uma casa-museu.




(Anexo Secreto, hoje casa-museu em Amsterdã)


Mas esta angústia e medo não foram só vividos pela família Frank. Muitos outros judeus tiveram que viver escondidos fugindo dos nazistas durante muito tempo. Estima-se, dos que foram descobertos, que tenham morrido 6 milhões de judeus nos campos de concentração.

Fonte de pesquisa: www.wikipedia.org

Comentários

Eu já li o diário da Anne Frank e ....adorei!