Pular para o conteúdo principal

A importância do petróleo

Equipe de criação [1]


A importância do petróleo em nossa vida é imensa: este precioso líquido (também conhecido como ouro negro) esta muito presente nas nossas cidades, indústrias, nos meios de transportes e muito mais, na verdade, esta em praticamente tudo o que é industrializado. Mas, porque é tão importante assim o petróleo? Certamente, e não só por que faz mover os automóveis, os navios, os aviões, mas, também, porque ele tem uma infinidade de aplicações e gera muitos empregos, além do campo de transportes, tanto que podemos dizer que os produtos derivados do petróleo são utilizados praticamente em tudo, dês do plástico em nossos computadores, eletrodomésticos, veículos, utensílios de cozinha, até o asfalto de nossas ruas.

Recentemente foi descoberta na costa do Brasil uma gigante reserva de petróleo conhecida como “pré-sal”. O Brasil vem recebendo muitas propostas de países industrializados para ter direito de exploração de parte dessa área. Os Estados Unidos, por exemplo, fizeram a proposta de renovar a frota brasileira de caças militares “de graça” em troca de uma parte dessa preciosa área.
O Brasil está analisando essa proposta junto com a de outros países (Suécia, Emirados Árabes, França entra outros), só que muitas pessoas acham que o pré-sal deveria ser explorado 100% pelo Brasil, o que está gerando muita polêmica. Mas o governo garante que o Brasil ficara com a maior parte dos direitos de exploração, mas não divulgou números oficiais.




Acredito que com a iminente crise de petróleo que se aproxima (já que as reservas exploradas atualmente estão escassas) o Brasil pode fazer excelentes negócios com essa área descoberta e ainda ficar com uma parte para si, podendo abastecer o mercado interno sem necessitar importar mais de outros países, com isso, diminuir os preços dos produtos derivados do petróleo no Brasil (como a gasolina, por exemplo, que como sabemos não é barata aqui).

Como vimos, o petróleo é muito disputado pelos países do mundo, e com a diminuição de suas reservas no mundo, nós não temos outra escolha se não encontrar outros meio de viver sem ele, afinal nem o pré-sal vai durar para sempre. O Brasil já encontrou uma alternativa à gasolina, que é o álcool de cana de açúcar, e já conseguiram fazer asfalto com óleo de castanha de caju, entre outras alternativas, a sociedade vai aos poucos se livrando da necessidade do petróleo.
[1] Artur

Comentários

Lihh & Súhh disse…
muito bom...
"a gente somos...."
nos ajudou bastante.
vlw.
@.@ o.O *.* o/\o