Pular para o conteúdo principal

Minas Gerais: arte barroca

Equipe de Criação [1]





Como já sabemos, nossa viajem de estudos foi transferida para período de 28 de setembro a 3 de outubro de 2009. Iremos sair a campo com destino a Minas Gerais e suas cidades históricas .

Aproveitando o assunto da viagem ao estado mineiro, iremos falar um pouco mais sobre a cultura e a arte barroca no Brasil.

A arte Barroca estendeu-se por todo século XVII e pelas primeiras décadas do século XVIII. Surgiu em Roma e aos poucos espalhou-se por toda a Europa e América latina. O Barroco assumiu diversas características ao longo de seu tempo, era mais do que um estilo artístico, era um estilo de vida. A arte Barroca era profundamente católica e foi usada como forma de expressão da mensagem religiosa da contra reforma.






A arquitetura é suntuosa, grandiosa tenta liberta-se da simetria geométrica e utilizar elementos mais elaborados efeitos volumétricos. O Barroco estava diretamente interligado com a religião, portanto, a maior parte das construções Barrocas são as igrejas. O Barroco faz ligação com tudo não só na arte arquitetura, mas também na música, pintura e literatura. Essa é a arte Barroca que em pouco tempo iremos conhecer profundamente tendo um maior contado na viagem a Minas Gerais. Até lá pessoal, e curtam ao máximo essa nova experiência.


[1] Pedro Lista e João Lucas

Comentários