Pular para o conteúdo principal

E os argentinos como são?

Equipe de Criação [1]



Há algumas semanas alguns estudantes argentinos chegaram a nossa escola por meio do Projeto Córdoba.
O Projeto Córdoba é desenvolvido pelo Colégio de Aplicação da UFSC e a Escuela Manuel Belgrano da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), de Córdoba, na Argentina, e possibilita alunos da primeira série do ensino médio e professores das duas escolas a “trocar” de vida por um período, para ter novas experiências em suas vidas.
O principal objetivo do Projeto é “Conhecer elementos específicos de cada cultura em particular e, através do acesso a estes conhecimentos, possibilitar a professores e estudantes envolvidos, a discussão e reflexão a respeito de uma identidade latino-americana e, especificamente, da Argentina e do Brasil”. A responsável pelo projeto no CA é a professora Danuza Meneghello.
Um dos argentinos que chegou através do projeto está na casa de um amigo meu, o Arthur Bobsin de Moraes (1° C), que também está participando deste projeto. Fiquei curioso sobre como é a vida na Argentina e fiz algumas pergunta a ele.
Enrico, 16 anos de idade, é alto e tem cabelo escuro. É assim que ele é, nada diferente de nós brasileiros, caso pensem que ele seria ‘‘estranho’’. É um adolescente muito legal e que pensa como nós.
Perguntei a ele sobre um assunto que está sendo comentado atualmente por muitas pessoas e na imprensa: a gripe suína.
- ‘‘Em Córdoba não tem muitos casos da gripe h¹n¹, eu estava com medo era de vim para o Brasil’’.
A partir dessa fala podemos perceber como a informação é importante, pois como a maioria da população da Argentina está localizada na cidade de Buenos Aires, a contaminação é muito mais fácil e rápida naquela cidade. Em Córdoba, onde Enrico mora, vivem apenas 400 mil habitantes.
Da mesma forma, em Florianópolis também não há muitos casos desta nova gripe como o argentino Enrico pensava.
Esse exemplo é importante para perceber que devemos aproveitar esse intercâmbio e conviver mais com nossos “hermanos”.
[1] Pedro Locatelli

Comentários

Hannane Cherifi disse…
Uma correção, Córdoba possui um milhão e meio de habitantes, não 400 mil.