Pular para o conteúdo principal

CULTURA: identidade pessoal

Equipe de Criação [1]

Podemos conceituar cultura como sendo um conjunto de características de determinada região ou etnia. Através dela, podemos observar a identidade de cada pessoa.

Mas ela varia de localidade para localidade, tendo cada etnia características e visões de mundo diferentes. Exemplos simples são: o modo de agir, se vestir, caminhar, comer... Os japoneses, por exemplo, comem com dois palitos, diferentemente de nós, que utilizamos talheres, como o garfo e a faca.

Há outras características existentes em cada cultura que variam de uma para outra, como técnicas de nascimento e da obstetrícia; o jeito de se portar na mesa e comer; a linguagem; e religião.

Porém, o ser humano muitas vezes não está acostumado nem preparado para conviver com pessoas de culturas diferentes da sua, entrando a questão do racismo, intolerância e discriminação. Isso se deve porque esses acham que sua cultura está correta, e a diferente, incorreta. O etnocentrismo (etnia no centro de tudo) está presente em muitas etnias e leva à catalogação do outro como estranho, imoral ou deprimente.

Mas não é assim que devemos nos portar. Primeiramente, antes de achar alguém estanho e discriminá-lo por isso, devemos ter respeito a ele. Lembrar antes de tudo que todos compartilhamos da mesma raça humana. Ninguém é melhor ou pior que ninguém. Somos todos iguais em questão física.


[1] Otto Henrique

Comentários