Pular para o conteúdo principal

Ouro Preto...

Equipe de Criação [1]


Ouro Preto (antiga Vila Rica), Cidade Histórica importante do período colonial brasileiro, foi uma das cidades mais importantes de domínio português, pois, foi dali que se extraiu grande riqueza para a metrópole , inclusive para a própria cidade. Localizada na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte (96 km até a capital) – MG, possui relevo montanhoso, clima tropical de altitude, 69.495 moradores e está a 1179 de altitude.

A expedição de bandeirantes comandada por Duarte Lopes explorou as montanhas em busca da “Serra de Sabarabuçu”, dizia a lenda indígena que era constituída de ouro e prata, e pode se dizer que é o “Cerro de Potosí” brasileiro por ser realmente rico em mineral ouro. Na expedição, os bandeirantes se intrigaram com umas pedras escuras encontradas no caminho dentro do rio Tripui, era ouro.

Amostras desse ouro chegaram às mãos do governador no Rio de janeiro, e deu-se início à corrida do ouro, onde vários aventureiros foram em busca do mesmo para a glória. De 1707 a 1709 ocorreu a Guerra dos Emboabas, conflito entre paulistas (bandeirantes) e portugueses para a posse do espaço das minas, a partir daí, foi denominado Vila Rica de Albuquerque o espaço urbano local, então começou a atração populacional para a extração de ouro e a movimentação, através de locomotivas com o carregamento de ouro. Até que em 1750 começou a escassear o metal valioso, isso fez com que Portugal intensificasse a cobrança de impostos e o combate aos contrabandos. Se já não bastasse, a inconfidência mineira ameaçava separar Minas Gerais do resto do Brasil.

Este texto serve para reforçar a história de Ouro Preto para o Brasil.

Aos que vão viajar, boa sorte e me despeço do blog pois, essa deverá ser, provavelmente, minha última postagem como membro da equipe de criação.



Passado (data não disponível) _______Presente
[1] Eduardo

Comentários