Pular para o conteúdo principal

AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS

Professores-orientadores

Somos diferentes e somos únicos, mas somos também semelhantes ao compartilhar da mesma condição humana. Nossas relações ganham qualidade quando consideramos esse conjunto de semelhanças e diferenças. Muitas vezes nos ligamos a outra pessoa pelas diferenças e, outras vezes, talvez na maioria delas, pelas semelhanças.

Diversidade é esse conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam, portanto, um dado da realidade, é um dado concreto.

Quando nos esquecemos da nossa diversidade, nos perdemos da humanidade, perdemos o vínculo com as gerações passadas e dificilmente conseguiremos construir um presente e um futuro que sejam marcados pela tolerância e pela paz.

“A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço, e tal diversidade cultural manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades e expressões culturais dos povos e sociedades que formam a humanidade.”

Nunca haverá paz se não exercitarmos a tolerância e o respeito com o “outro”, o diferente.

Agora é com você:
Considerando a leitura acima, reflita e escreva algumas linhas relacionando as idéias discutidas pelo autor e o trabalho de campo que iremos realizar. Aproveite para expressar suas expectativas e compromissos com o dia-a-dia no campo.
Este texto deve ser entregue aos professores-orientadores na 2ª feira (1/6).
Grande abraço!



1- (pontos adaptados do texto: “As diferenças e as semelhanças” de Reinaldo Bulgarelli, publicado no Portal Onda Jovem – Edição de 9/11/07.)
2- Mafalda/Quino


Comentários